5 Coisas que deve saber sobre o Google Analytics

5 Coisas que deve saber sobre o Google Analytics

5 Coisas que deve saber sobre o Google Analytics

O Google Analytics é uma avançada tecnologia que o ajuda a medir o funcionamento e os resultados de campanhas de marketing e a presença online da sua empresa. Se ainda não tem uma relação de empatia com esta ferramenta, a BlendUp está prestes a dar-lhe 5 motivos para nunca mais a largar.

Este utensílio do “rei” dos motores de busca, Google, recolhe grandes quantidades de informação e serve, essencialmente, para analisar ao pormenor todo o funcionamento do website da sua empresa. Através do Google Analytics podemos descobrir quais os parâmetros que estão a funcionar no website da empresa, se funcionam bem ou não e tudo isto de uma forma muito coerente e objetiva.

Posto isto, a BlendUp desvenda-lhe quais são as 5 coisas que deve saber sobre esta ferramenta.

1. Oferece uma variedade quase infindável para vários sectores

Numa primeira estância pode utilizar o Google para indagar:

-Quantos visitantes tem o website da sua empresa;
-Quem visitou o website recentemente, e quais desses visitantes são novos ou se são visitantes que já entraram no website outras vezes;
-Com que frequência os visitantes “repetentes” voltam;
-Que websites estão a direcionar visitantes para o website da sua empresa;
-Como chegam os visitantes até ao seu, através de anúncios, links, pesquisa direta, ou email;
-De onde são os visitantes;
-A média de tempo que as pessoas gastam a ver o website da sua empresa;
Entre muitas outras informações que podem ser adquiridas com facilidade através do Google Analytics.


2. É fácil de instalar e não necessita de um website alojado no Google

O Google Analytics não exige nenhum processo complexo para ser utilizado, nem é necessário que o seu website esteja alojado no Google. A sua instalação é relativamente simples basta que subscreva o serviço e que posteriormente adicione um código html ao seu website ou a qualquer outra página que deseje analisar.

O Google irá recolher a informação que necessita para poder analisar todos os dados. Claro que para uma análise completa é necessário que todo o trabalho seja desenvolvido por uma agência qualificada como a BlendUp. Além de averiguar os dados do seu website o Google Analytics pode também ser configurado para aplicações móveis.

3. O Google disponibiliza duas versões da ferramenta, a paga e a gratuita

A versão mais básica do Analytics é grátis e a versão premium é paga. A ferramenta paga é obviamente mais avançada, oferece assistência direta, gestão de conta, assistência na implantação, capacidade superior de armazenamento, melhor processamento dos dados, entre outras vantagens.

A versão gratuita exibe amostras aproximadas, ou seja, poderá não ter acesso a dados mais concretos de contagem se o seu website tiver muito movimento, já a versão premium, oferece-lhe dados precisos. Apesar da precisão dos dados fornecidos, a versão paga do Google Analytics está disponível por uma valor de 150.000 dólares por ano, o que a coloca apenas na esfera das grandes empresas com capital suficiente para investir neste tipo de ferramentas.

4. O Analytics mostra-lhe rapidamente o ponto de situação das suas campanhas ou os dados que deve analisar para poder fazer alterações de forma imediata

O Analytics disponibiliza-lhe painéis de visualização personalizáveis e, que pode usar de acordo com a sua preferência. É possível configurar estes painéis através da utilização de widgets, que são as categorias que mostram determinadas informações como visitas, taxa de rejeição, visitas por país, etc.

Os widgets são construídos utilizando métricas e podem mostrar dados diretamente em vários formatos de gráficos conhecidos para serem visualmente apelativos. Existem mais de 200 métricas disponíveis, tais como “Custo por Clique”, “Impressões”, “ROI”, “Taxa de Rejeição Total”, entre outras.

Pode usar os painéis para analisar o tráfego de uma loja online mobile, as interações nas redes sociais e muitas outras áreas do seu interesse. Tudo é bastante acessível e com excelentes resultados caso esteja disponível para investir o seu tempo numa configuração à sua medida na plataforma.


5. Pode investir o que quiser no Analytics: Existem várias opções para os utilizadores muito ou pouco experientes

Neste momento já tem algumas informações que o ajudarão a perceber e a começar a utilizar o Google Analytics, mas a verdade é que existe uma enorme quantidade de opções e novos recursos por descobrir. Esta ferramenta possui uma coletânea de outras funcionalidades como:

-A possibilidade de estabelecer objetivos de conversão, o que irá medir os objetivos do negócio, como o número de novos registos no seu website ou o número de downloads de um determinado ficheiro, de forma a poder observar a evolução desses objetivos.

-Se utiliza o AdWords, a informação pode ser ligada ao seu perfil no Analytics para obter relatórios mais completos.

-Poderá aceder a dados de uma loja online que envolvam a análise da performance de vendas de um produto, transações e tempos de compra.

-Poderá utilizar a segmentação avançada para ter dados mais apurados e segmentados sobre os visitantes do seu website.

-Se é o gestor do seu próprio website, vai perceber que será útil avaliar a velocidade do mesmo, o tempo de carregamento das páginas e outros fatores que possam influenciar a performance técnica do website.
Analise também que visitas tem o seu website a partir de dispositivos móveis.

Já o convencemos a experimentar este “apetrecho” acredite que será bastante útil para a sua empresa. Mas lembre-se de que estas ferramentas necessitam de tempo e atenção para que possa usufruir das suas utilidades. A equipa BlendUp conta com profissionais qualificados e experientes que contribuirão para o crescimento do seu negócio.