Anúncios: Devo anunciar no Google Adwords ou no Facebook?

Anúncios: Devo anunciar no Google Adwords ou no Facebook?

Anúncios: Devo anunciar no Google Adwords ou no Facebook?

Esta é uma questão que deixa muita gente intrigada. Quer saber as diferenças entre publicar os seus anúncios no Google e no Facebook? A BlendUp Explica!

“Mas afinal publico os meus anúncios onde?”

Esta é a questão que ouvimos várias vezes por parte dos nossos clientes, visto que, tanto o Adwords como Facebook são plataformas que têm soluções que visam o aumento de visitas, vendas, construção de marcas e fidelização clientes.

Aquilo que temos mesmo de ter em conta é que cada uma tem as suas particularidades e podem ser usadas de diferentes formas. Em primeiro lugar vamos lá a perceber como funcionam.

Google Adwords

Através desta ferramenta, pode divulgar os anúncios da sua empresa ou do seu negócio em duas redes, uma é a rede de pesquisa, que são os resultados de pesquisa do próprio website, os anúncios são em formato de texto e de forma a definir o seu posicionamento é feito um leilão. A outra rede é a de display, que é composta pelos sites que participam no programa de afiliados do Google, ou seja, do Google Adsense.

Através da rede de display, pode fazer anúncios variados, com tamanhos e grafismos diferentes, para além de estar apto a anunciar no Youtube também.

A segmentação dos resultados na rede de pesquisa são por meio de Keywords ou palavras pesquisadas. Já na rede de display os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionados com as palavras-chave que o website tem e onde os anúncios serão exibidos.

Facebook Ads

Através da rede social pode divulgar os seus anúncios num formato padrão com foto, título e texto. Este tipo de anúncio pode promover o seu site ou a sua página de Facebook da empresa. No caso de se tratar da página da empresa, pode escolher três tipos de anúncios, história patrocinada, onde o anúncio é exibido aos “amigos” de quem já é fã da sua página, existe também o anúncio apelativo ao “Like” e a hipótese de post patrocinado, em que pode promover uma publicação feita na sua página.

A principal diferença entre anunciar no Facebook ou no Adwords é a segmentação dos anúncios. No Facebook Ads pode promover a sua empresa através de um target definido, já no Google Adwords o seu anúncio será exibido se a pesquisa dos internautas estiver relacionada com o seu tipo de negócio.

Ou seja, através do Facebook Ads, os utilizadores têm um comportamento mais passivo porque podem ou não estar interessados na temática do anúncio, enquanto no Adwords o comportamento dos utilizadores é mais ativo, visto que a pesquisa feita está relacionada com a temática do anúncio.

Agora que já tem uma breve noção das duas ferramentas, está -se a questionar qual será a mais indicada para o seu caso, a resposta é que depende dos objetivos da sua marca e da sua empresa, mas vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada uma:

Google Adwords

Vantagens: Comportamento ativo por parte dos utilizadores, devido à pesquisa dos mesmos estar relacionada com o anúncio;

Desvantagens: Custo por clique mais elevado;

Facebook:

Vantagens: Custo por clique mais barato;
Possibilidade de criar envolvência com a publicação;

Desvantagens: Existe um comportamento passivo por parte dos utilizadores;

Tenha em conta que ambas as ferramentas contribuem para fidelizar clientes, em converter lead em clientes e impulsionar as vendas, mas lembre-se que ambas necessitam de ser monitorizadas regularmente.

Quer saber mais sobre esta temática? Não hesite em contactar-nos. Estamos aqui para ajudar a sua empresa a crescer!