Os 3 requisitos para uma campanha de Link Building bem sucedida

Os 3 requisitos para uma campanha de Link Building bem sucedida

Os 3 requisitos para uma campanha de Link Building bem sucedida

Quais são os ingredientes secretos para uma campanha efetiva de Link Building?

As campanhas de Link Building são, normalmente, complexas e diferenciadoras.

Não há duas campanhas iguais e as estratégias e técnicas variam de projeto para projeto de acordo com a sua especificidade.

Mas embora cada projeto seja único, existem três requisitos básicos que são essenciais para o sucesso de qualquer campanha de Link Building.

1. Um produto ou serviço verdadeiramente útil;
2. Conteúdo de qualidade no site;
3. Vontade de colaborar e integrar.

Se alguma destas três peças essenciais está em falta, a aquisição de “Link’s” torna-se muito mais difícil e o sucesso de todo o projeto pode ser colocado em causa.

Vamos então aprofundar cada um destes elementos essenciais às campanhas de Link Building.

1. Um produto ou serviço verdadeiramente útil
Em primeiro lugar, a empresa ou o cliente para quem estamos a fazer Link Building deve ter um produto que se destaque e que seja genuinamente útil.

O Link Building não tem nada de magia e o fator essencial para fazer um link valer a pena é ter um produto útil a oferecer.

Se o site em que estamos a trabalhar não oferece nenhum valor para um público já existente vai ser muito difícil garantir links.

O Google valoriza os links porque eles são um sinal de confiança, respeito e autoridade. Os links representam autenticações online, e ninguém quer apoiar uma marca ou um serviço com má reputação.
O tamanho da audiência pode variar, mesmo os produtos mais estranhos e obscuros vão ter pessoas interessadas neles.
O importante é que exista um público real. Nós não temos audiências até que que ofereçamos algo que as pessoas querem.
Se temos um produto popular ou uma marca poderosa, é provável que as pessoas falem sobre isso na Internet, e dessa forma convertemos quem fala em links.

Claro que se não temos um produto ou serviço realmente útil, é provável que tenhamos problemas que vão para além de SEO e de link building. Concluindo, para termos uma campanha de link building efetiva temos de oferecer algo que as pessoas realmente querem ou precisam.

2. Conteúdo de qualidade

As campanhas de link building não podem ter sucesso se não existe conteúdo de qualidade no site.

Definitivamente, existem casos em que poderá ser possível construir alguns links sem conteúdo. Mas para uma campanha sustentável e bem sucedida, é necessário conteúdo de qualidade.
Mas o que é que significa conteúdo “qualidade”? Qualquer conteúdo que fornece algum tipo de valor para o seu público. Aqui estão alguns exemplos diferentes de conteúdo que podem ser usados como links:

Pesquisa singular ou dados.
Imagens visualmente atraentes.
Gráficos informativos bem concebidos e exaustivamente analisados.
Guias e artigos de “como fazer” ex: “Como fazer para aumentar o tráfego do seu site? A BlendUp explica-lhe”
Cobertura de notícias do setor.
Jogos ou questionários.
Ferramentas úteis.
Vídeos instrutivos ou vídeos divertidos.
Entrevistas de alto perfil.
Material humorístico ou satírico.
Podcasts educativos.

Um simples blog pode muitas vezes ser suficiente, desde que seja criado conteúdo que seja do interesse de determinado público-alvo.

Bons conteúdos por si só não é suficiente, como é óbvio. Você ainda vai precisar de ferramentas de promoção específicas para garantir todas as ligações (link) que o conteúdo merece.

3. Vontade de colaborar

Finalmente, as campanhas sólidas de link building requerem a disposição de um cliente ou de uma empresa para colaborar e integrar a campanha com outras iniciativas de marketing.

O link building nunca deve ser uma estratégia isolada realizada no vácuo do resto do marketing online. A aquisição de links torna-se, muitas vezes, exponencialmente mais eficaz quando integrada com outras estratégias de marketing, tais como:

Marketing de conteúdo.
Relações públicas.
E-mail marketing.
pesquisa paga.
Social e media marketing.

Por exemplo, uma campanha de link building que segue a linha de uma campanha publicitária bem sucedida pode levar a um tremendo sucesso e gerar autenticações para a marca.

O link building e o marketing de conteúdo também têm uma relação estreita, o conteúdo atraente não só leva mais links, mas os links por sua vez, melhoram a visibilidade global (e, portanto, acrescentam valor) do que o conteúdo.

Como fornecedor externo, sem a colaboração e comunicação do seu cliente, torna-se mais difícil manter o ritmo a par com os seus objetivos de marketing globais e novas iniciativas.

Poderá perder oportunidades importantes para alavancar essas mesmas iniciativas.

A confiança é um ingrediente chave na promoção da colaboração com clientes, outros departamentos ou outros fornecedores. Deve existir sempre uma vontade inicial de trabalhar em conjunto a fim de executar uma campanha de link building bem sucedida.