Qual a melhor abordagem SEO ou SEM?
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Qual a melhor abordagem SEO ou SEM?

Cada vez mais se percebe que o contacto que parte da pesquisa é muito importante, mas ainda assim fica a dúvida acerca da melhor abordagem a usar SEO ou SEM.

Comecemos por perceber o que estas siglas significam e o que o que envolve.

O SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, diz respeito a toda a pesquisa do motor de busca que é orgânica.

Todas as páginas que aparecem como resposta a uma pesquisa feita, sem que se pague por isso, pertencem a este grupo de publicidade orgânica.

Para conseguir otimizar as suas páginas deverá:

  • Incorporar palavras-chave nos títulos, textos, meta tags nas descrições, tags no cabeçalho e no texto alternativo
  • Conteúdo original e relevante
  • Postagem de blogues e páginas escritos com qualidade
  • Limpar e formatar o URL da página
  • Integrar a partilha do conteúdo nas diversas redes sociais
  • Sinas de interação social
  • Criar um perfil de backlink de elevada qualidade, que irá ter um vínculo com outros sites também de elevada qualidade

Estas são algumas das técnicas que são usadas para tornar as suas páginas interessantes aos olhos de quem as visita, e dos motores de pesquisa.

O SEM diz respeito a Search Engine Marketing, isto quer dizer, a toda a pesquisa nos motores de busca paga.

Nesta técnica de marketing deverá ter em consideração que nunca poderá ignorar a base, que é o SEO, ou seja, deverá garantir que todas as suas páginas estão otimizadas, que oferecem conteúdo útil, relevante, original e valioso.

Em suma o SEM inclui:

  • Pesquisa paga
  • Uso da rede de Display
  • Remarketing

O SEM faz uso de algumas formas de publicitar que podem incluir GIF, imagens estáticas, ou meramente texto. No entanto toda esta publicidade é paga.

Apesar de se poder achar que uma vez que se está a apagar irá conseguir garantir a sua presença nos motores de busca, e por isso pode descurar a otimização das páginas, tal não é verdade.

Os motores de pesquisa garantem sempre que o posicionamento acontece de acordo com a qualidade do conteúdo que oferece, e que cumpre todas as regas impostas pelo motor de busca.

Se a melhor abordagem é o SEO ou o SEM vai depender do que a sua empresa pretende. Enquanto que o SEO implica um trabalho elevado e moroso para começar a surtir efeito o SEM implica muito trabalho, mas os resultados são mais rápidos a acontecer.

Se pretender fazer uma campanha para manter lembrar as pessoas da existência da sua marca, talvez seja boa ideia apostar em algumas técnicas de SEM considerando o budget que está disposto e que pode gastar.

Caso seja uma empresa muito recente, com fundos monetários mais curtos, o SEO é uma ótima alternativa, mas não desespere com a demora de resultados, verá que eles vão aparecer.

Independentemente de optar pelo SEO ou SEM verá que estas são as melhores abordagens para o seu negócio sentir um impulso positivo.

Com as novas exigências de mercado é necessário manter-se atualizado nas técnicas do marketing digital. E quanto a nós estaremos aqui para o ajudar sempre que precise.