Os sete catalisadores
46409
post-template-default,single,single-post,postid-46409,single-format-standard,bridge-core-2.1.1,gdlr-core-body,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-19.8,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Os sete catalisadores

Para que possa aprender a aumentar o impacto das suas vendas, vamos falar-lhe de sete catalisadores que o podem ajudar nesse sentido.

Comecemos pelo uso do “TU”. Quando falamos do tu, não nos referimos a palavra tu, mas antes ao nome. O nosso cérebro aceita melhor um contacto pessoal, ficando mais descontraído e aberto ao que é dito.

Este contacto pessoal fará com que o cliente fique mais atento ao que diz, e criará no cliente a sensação de importância.

Isto acontece porque o nome de alguém remete diretamente para a identidade do individuo, e toda a força que isso acarreta.

O segundo catalisador é a credibilidade. A convicção e paixão que demonstra pelo produto/serviço que pretende vender dará credibilidade ao cliente que adquire um produto.

Deverá sempre conhecer bem o seu produto e demonstrar com entusiasmo que o produto é efetivamente bom.

Ao fazer este tipo de abordagem não existe nenhum motivo par o cliente achar que está somente a tentar “despachar” ou impingir um produto. Sentindo que pode confiar em si e no produto/serviço.

A terceira técnica é o contraste.

Como o próprio nome indica o que pretendemos neste momento é contrastar a forma como seria a vida do seu cliente se tivesse o seu produto/serviço.

Ou seja, demonstrar o antes e o depois do uso do produto/serviço.

Para que tal aconteça deverá conhecer as dores do seu cliente. Entendemos por dores algo que pode incomodar o cliente, por deixa-lo descontente ou insatisfeito.

Uma descoberta a Dor poderá fazer um contraste claro da vida do cliente antes de ter o seu produto/serviço e como essa Dor deixaria de existir caso use o seu produto.

Imagine que está a tentar vender uma gama de produtos solares. A preocupação que o seu cliente deverá ter é a exposição ao sol e os efeitos nocivos dessa mesma exposição.

Neste momento deve demonstrar esses efeitos nocivos como uma possibilidade de acontecer sem o seu produto. Posteriormente deve apresentar o seu produto como uma solução para que esses efeitos nocivos sejam impedidos de acontecer.

O quarto catalisador é o gatilho da emoção. Para usar este ponto deverá conhecer as dores do seu cliente, fazer com que o entendimento e a sensação dessas dores seja real. As emoções fortes funcionam neste caso como um fator decisório da compra do produto que irá aliviar essa dor.

Em quinto vem a mudança na forma de ensino. Cada pessoa tem mais aptidão para aprender melhor de uma forma, seja visual, auditiva ou cinestésico.

Por forma a captar a atenção do seu potencial cliente deverá optar por passar a sua mensagem utilizando estilos diferentes de ensino, além disso ao faze-lo chegará a todas os seus clientes, considerando que o estilo de aprendizagem é diferente, e como tal cada individuo sentir-se-á mais a vontade com um canal de aprendizagem.

O sexto ponto é Storytalling, ou seja, contar histórias. A partilha de ideias, opiniões, informações e histórias estão intrínsecas ao ser humano.

Ao contar uma história estamos não só a passar uma mensagem a alguém, como também a despoletar uma determinada emoção em quem ouve a história.

Se uma história conseguir captar as emoções de quem a ouve, lê ou vê, a história vai acompanhar a vida dessa pessoa e provavelmente dos seus descendentes, como é o caso de marcas icónicas.

Este é um dos pontos capazes de fidelizar o cliente, que poderão influenciar quem está ao seu redor, caso fiquem com uma conexão de um produto/serviço à sua marca.

Assim deverá insistir neste ponto, dada a sua relevância.

Por último seja breve. Sim por estranho que parece o último ponto é ser breve, isto porque a atenção que o cliente irá dar será de pouco tempo. Como tal para que faça a sua mensagem valer a pena seja breve a transmiti-la, e cause o maior impacto possível, por forma a captar a atenção e ficar na memória do cliente.

Aplique estas estratégias e verá resultados francamente agradáveis, e poderá sempre contar connosco para ajudar a impulsionar o seu negócio.