O Marketing aliado à psicologia das cores
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O Marketing aliado à psicologia das cores

São muitas as técnicas que podemos usar para a promoção de uma marca, produto ou serviço. Aqui falaremos do marketing digital aliado à psicologia das cores, que como perceberá no final deste artigo poderá ajudar a elevar a sua marca a um novo estatuto.

A psicologia das cores estuda a influencia que as cores têm nas pessoas. Ou seja, diz-nos qual é a sensação mais comum de acontecer perante uma cor.

Isto acontece porque o nosso cérebro faz a correlação de uma cor a uma sensação básica de forma inconsciente.

Podemos e devemos fazer uso de todas as cores para ajudarem a trazer algo de novo para o conteúdo que fornecemos, as páginas que criamos e as publicidades que fazemos, até porque a cor aumenta o reconhecimento da marca por parte do público.

A questão está em escolher a cor certa para o seu produto e público alvo.

Deverá considerar qual a mensagem que quer passar para o seu público-alvo, uma vez definido deverá escolher uma cor base e complementa-la com cores da mesma palete, mais claras ou mais escuras, e usar uma cor de destaque em mensagens e botões que incentivem a ação.

Deverá ainda considerar que a mensagem é efetivamente transparente e honesta, algo que fidelizará clientes.

As cores ativam o nosso lado instintivo seja no que diz respeito ao sentido de alerta, ou a sensações mais pacíficas. Assim aquilo que deve fazer é ter em consideração a mensagem que quer passar e usar a cor mais indicada.

O Vermelho está ligado ao sentido de alerta, aumentando o batimento cardíaco e cria um sentido de urgência. É usado frequentemente em saldos, para criar excitação e urgência na aquisição de bens que estão agora mias económicos.

O Laranja está associado a uma relação de amizade, confidencia e de suporte/apoio a alguém. Pode ser usado para estimular a ação, muito embora possa ser visto como uma cor agressiva, apesar dos atributos mencionados.

O Amarelo é uma cor ligada ao otimismo, ao calor e a clareza. é usado para despertar a atenção.

As três cores mencionadas anteriormente estão normalmente ligadas a compras por impulso, uma vez que criam um estado de excitação.

O Cinzento é uma cor neutra e calma, que pode ser usada para cria equilíbrio. Atualmente é uma cor ligada a inúmeras marcas, produtos e serviços podendo ser aplicada em quase todas as situações

O Verde associado a área da saúde, por ser uma cor fácil de observar e processar e relaxante. é uma cor que transmite calma, crescimento, saúde e ligada à ecologia, por uma associação da cor com a natureza.

O Azul é mais racional, profissional e focado, transmite uma sensação de limpeza, transparência e calma. Visto frequentemente em algumas empresas ligadas à banca e as finanças.

O Roxo é certamente uma cor que remete à criatividade, à imaginação e por vezes à sabedoria, Poderá ser uma cor usada para um processo de despoletar calmaria. É usado em inúmeros produtos anti idade.

O Preto transmite credibilidade e confiança, ligado ao profissionalismo. Está presente em inúmeras marcas, principalmente marcas de luxo. Na decoração é muitas vezes aliado ao dourado para criar um ambiente luxuoso e eclético.

Apesar das cores estarem associadas a comportamentos mais básicos, poderá sempre misturar a palete de cores, contornando os princípios gerais.

Ainda que lhe possa parecer desnecessário prestar muita atenção a este detalhe, poderá fazer toda a diferença faze-lo, até porque uma venda falha cada duas em três vezes caso o cliente não goste da cor do produto.

Por vezes a venda do seu produto poderá estar condicionada desde o início da apresentação do produto ao cliente, visto que o julgamento inconsciente ao mesmo levar cerca de 90 segundos a acontecer, e a verdade é que a decisão final depende 62% das vezes da cor.

Ao aliar a sua estratégia de marketing à psicologia de cores está a fazer muito mais que um exercício de bom gosto, está a falar ao seu público alvo o que pretende oferecer.