Marketing tradicional vs Marketing Digital

Saber quais as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital pode ajudar a saber qual o melhor caminho a seguir.

Devemos começar por perceber que o marketing, sejam quais os meios de publicitação, tem sempre como finalidade perceber as necessidades existentes, criar novas necessidades e satisfaze-las.

A grande questão é como podemos obter estas informações e por fim como dar a conhecer o resultado final.

O marketing tradicional pode-se debruçar em estudos de rua, em estatísticas, ou em experiências que testam a reação ao produto.

O marketing digital poderá aproveitar as redes sociais para fazer testes à reação de publicações de um possível produto, ou fazer uma série de questionários dirigidos a mais que um tipo de persona, conseguindo posteriormente definir o seu público-alvo.

Os estudos devem ser sempre isentos, não tomando uma posição nas questões, e deverá ter em consideração vários cenários que poderão alterar a resposta.

Por fim, devemos pensar na forma de dar a conhecer o nosso produto/serviço.

Se optar pelo marketing tradicional poderá fazer publicidade em jornais, revistas, catálogos, outdoors, e outros meios de publicidade. Poderá ainda optar por dar a conhecer o seu produto através da televisão, rádio ou telemarketing.

A desvantagem na publicidade tradicional, como o telemarketing, os panfletos espalhados pela rua, ou nas caixas de correio é o nível de saturação do cliente.

Por outro lado, a publicidade na televisão, rádio, outdoors continuam a ser uma boa forma de chamar à atenção do cliente, podendo sempre optar por publicidades dinâmicas. Estes continuam a demonstrar um forte impacto local, no entanto o orçamente terá que ser, sem dúvida, superior.

Já o marketing digital conta com inúmeros meios de comunicação, podendo utilizar sites, redes sociais como Facebook, Youtube, Instagram entre outros, Banners, anúncios ADS da Google, Facebook, Bing e parceiros, ou poderá ainda fazer email marketing.

A grande vantagem do marketing digital é o custo ser francamente mais reduzido considerando o benefício alcançado. Consegue contactar com o consumidor no momento e obter o seu feedback imediato, podendo assim personalizar as campanhas e o contacto com o consumidor.

Em suma poderá contar com um mercado globalizado, não tendo fronteiras de atuação.

Claro que poderá encontrar desvantagens como não estar em contacto com o produto, deixando de obter uma experiência sensorial, e o nível de saturação do email marketing que deixa alguns consumidores desagradados.

Se analisar, a forma de atuação é tão destinta que verá existir vantagens em ambas. Nenhuma destas ferramentas substitui a outra.

Verificar que estas duas formas de dar a conhecer o seu produto/serviço se complementam, e ao fazer um uso correto de ambas poderá sentir uma visibilidade e crescimento exponencial. Conte connosco para crescer nos meios digitais, verá que este complemento fará, sem dúvida, toda a diferença.