Por vezes não conseguimos definir muito bem o que é o marketing, considerando que é bastante abrangente.
Se pensarmos bem, o marketing acompanha a humanidade desde as mais antigas sociedades. Enquanto que agora queremos impulsionar a venda de um produto ou serviço, naquela altura havia um interesse em aumentar o valor do produto para a troca por outros produtos ser mais rentável.
O marketing começou a ter um franco desenvolvimento entre 1939 e 1945 com o desenvolvimento do Plano Marshall. O Plano Marshall queria potenciar o crescimento das exportações e da economia dos Estados Unidos, este plano veio introduzir o conceito do marketing.
O conceito do marketing foi iniciado com a ideia de Ótica de Orientação que direciona a abordagem dos mercados para o consumidor. Se até então existia uma valorização exclusiva do produto e da marca, a partir desta altura as empresas começaram a criar potencial nos seus produtos e marcas, para estes alcançarem os clientes.
Com a crise petrolífera que se deu em 1973 verificou-se uma necessidade de alterar a estratégia de abordagem do mercado.
Começou a existir um entendimento do cliente como um individuo único, que poderá ser influenciado por inúmeras questões sociais, políticas, económicas e geográficas.
O passo seguinte no marketing chegou de forma natural e ainda hoje é utilizado: Posicionamento do produto no mercado.
A partir da década de 90 iniciou-se a Ótica de Marketing de Excelência, com o desenvolvimento acelerado das telecomunicações.
Os produtos e serviços são transmitidos com mais facilidade e frequência nos meios de telecomunicação, vendo-se a utilização de sons e imagens mais criativas e apelativas.
A segmentação passou a ser exaustiva, havendo conteúdos direcionados para um determinado grupo de pessoas, aqui nasceram os nichos de mercado, e deram-se os primeiros passos para o marketing digital.
Assim que a internet passou a fazer parte da vida da maioria das pessoas, o marketing obteve mais uma forma de chegar ao consumidor, a esta fase chamamos de Marketing Pós-internet ou Marketing Digital.
Apesar de ser verdade que agora é mais importante que nunca uma presença no marketing digital, acreditamos que quando existe um equilíbrio entre o digital e o tradicional os benefícios para a empresa, serviço ou produto é muito superior.
A cada dia que passa o consumidor torna-se mais exigente, fruto da expansão constante do mercado, que é agora mundial e não local.
Com a globalização do mercado é pedido mais qualidade no produto/serviço, personalização no atendimento e no serviço pós-venda, criando uma relação baseada na proximidade e confiança.
Contudo apesar da clara evolução do marketing ao longo dos tempos a sua base mantem-se, havendo sempre a pretensão de perceber as necessidades do mercado e criar e entregar valores que satisfação essas mesmas necessidades.