Cada vez mais ouvimos falar de marketing digital, e de como esta nova forma de marketing pode mudar a realidade empresarial, no entanto por vezes ficamos a pensar “Afinal o que é o Marketing Digital?”.
Para que possa perceber melhor o dinamismo e as técnicas que integram esta nova forma de chegar ao consumidor, vamos falar-lhe um pouco do que é o marketing digital, quando surgiu e como está a evoluir.
Comecemos então por perceber o que é o marketing digital.
Esta nova forma de marketing pretende perceber e criar, através dos meios digitais, as necessidades dos clientes e apresentar, de forma rápida e acessível, os produtos que correspondem a estas necessidades.
O marketing digital surgiu com a globalização da internet, conseguindo com ela uma entrada livre na vida de todas as pessoas.
Com a internet o mercado tornou-se gigante, permitindo a consulta e compra dos produtos em qualquer parte do mundo, bem como um contacto permanente com os vendedores, privilegiando assim os consumidores mais exigentes.
Com o aumento da oferta tornou-se necessário a oferta de produtos com maior qualidade, ou melhor preço. Assim as marcas necessitam de fazer o seu posicionamento, comparando toda a concorrência no mercado global, e apresentando-se como uma marca que oferece determinados padrões, sendo estes que a definem, como por exemplo:
- Qualidade
- Preço
- Inovação
- Tecnologia
- Atenção social-politica-ecológica
Criando, portanto, expectativas realistas nos clientes, criando um elo de confiança.
Com o marketing digital veio também a valorização do cliente, como individuo único, iniciando-se estratégias de personalização dos produtos e no tratamento durante e após a venda.
A venda acabou por estar cada vez mais nas mãos do comprador, uma vez que dispõe de um mercado alargado à distância de um clique, existindo ainda a vantagem da aquisição do produto/serviço rapidamente.
No entanto, apesar da dificuldade em efetuar a venda que se pode, por vezes, sentir fruto do mercado global, o mesmo permitiu às empresas a criação de melhores parcerias de negócio, obter mais fornecedores e também mais clientes, desde que estejam dispostos a entrar no mundo digital.
As ferramentas que o marketing digital oferece passam por todas as plataformas online, como facebook, instagram, youtube, sites informativos, ou de outro cariz, entre outros.
Estas plataformas tem um papel importante de interação entre pessoas, marcas e produtos. Permitindo uma disponibilidade de informação momentânea e a qualquer altura do dia, tornando-se imprescindíveis no mercado atual.
Para que perceba a importância do marketing digital damos-lhe alguns dados estáticos do mercado português:
- 84% dos consumidores portugueses procuram, antes da aquisição de um bem, a informação disponível online
- 53% dos consumidores portugueses fazem pesquisas de todos os tópicos na internet
- 34% dos portugueses afirmam terem mudado de ideias acerca da marca a adquirir após uma pesquisa online
- 23% dos portugueses dizem já terem feito compras online
É claramente inegável a força crescente dos meios digitais na vida das pessoas.
Por outro lado, o investimento no marketing digital proporciona, as empresas:
- Uma melhor relação custo/benefício
- Maior alcance do público-alvo
- Feedback imediato
- Melhor segmentação e personalização
- Sem limites fronteiriços
Claro que para obter uma melhor presença online deverá conhecer as melhores formas e quais os meios mais adequados para publicitar a sua marca/produto/serviço, neste caso poderá sempre contar connosco para o ajudar.