Cada vez mais se percebe que o contacto que parte da pesquisa é muito importante, mas ainda assim fica a dúvida acerca da melhor abordagem a usar SEO ou SEM.

Comecemos por perceber o que estas siglas significam e o que o que envolve.

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, diz respeito a toda a pesquisa do motor de busca que é orgânica.

Todas as páginas que aparecem como resposta a uma pesquisa feita, sem que se pague por isso, pertencem a este grupo de publicidade orgânica.

Para conseguir otimizar as suas páginas deverá:

-Incorporar palavras-chave nos títulos, textos, meta tags nas descrições, tags no cabeçalho e no texto alternativo;
-Conteúdo original e relevante;
-Postagem de blogues e páginas escritos com qualidade;
-Limpar e formatar o URL da página;
-Integrar a partilha do conteúdo nas diversas redes sociais;
-Sinas de interação social;
-Criar um perfil de backlink de elevada qualidade, que irá ter um vínculo com outros sites também de elevada qualidade;

Estas são algumas das técnicas que são usadas para tornar as suas páginas interessantes aos olhos de quem as visita, e dos motores de pesquisa.

SEM diz respeito a Search Engine Marketing, isto quer dizer, a toda a pesquisa nos motores de busca paga.

Nesta técnica de marketing deverá ter em consideração que nunca poderá ignorar a base, que é o SEO, ou seja, deverá garantir que todas as suas páginas estão otimizadas, que oferecem conteúdo útil, relevante, original e valioso.

Em suma o SEM inclui:

-Pesquisa paga;
-Uso da rede de Display;
-Remarketing;

O SEM faz uso de algumas formas de publicitar que podem incluir GIF, imagens estáticas, ou meramente texto. No entanto toda esta publicidade é paga.

Apesar de se poder achar que uma vez que se está a apagar irá conseguir garantir a sua presença nos motores de busca, e por isso pode descurar a otimização das páginas, tal não é verdade.

Os motores de pesquisa garantem sempre que o posicionamento acontece de acordo com a qualidade do conteúdo que oferece, e que cumpre todas as regas impostas pelo motor de busca.

Se a melhor abordagem é o SEO ou o SEM vai depender do que a sua empresa pretende. Enquanto que o SEO implica um trabalho elevado e moroso para começar a surtir efeito o SEM implica muito trabalho, mas os resultados são mais rápidos a acontecer.

Se pretender fazer uma campanha para manter lembrar as pessoas da existência da sua marca, talvez seja boa ideia apostar em algumas técnicas de SEM considerando o budget que está disposto e que pode gastar.

Caso seja uma empresa muito recente, com fundos monetários mais curtos, o SEO é uma ótima alternativa, mas não desespere com a demora de resultados, verá que eles vão aparecer.

Independentemente de optar pelo SEO ou SEM verá que estas são as melhores abordagens para o seu negócio sentir um impulso positivo.

Com as novas exigências de mercado é necessário manter-se atualizado nas técnicas do marketing digital. E quanto a nós estaremos aqui para o ajudar sempre que precise.