O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que pretende atrair a atenção do cliente, de forma positiva, através de conteúdo relevante, útil e valioso em todas as fases do contacto com o cliente.

O Inbound Marketing trabalha através de três pilares importantes para a passagem de informação, sendo eles:

SEO
Marketing de Conteúdo;
Estratégia em redes sociais;

Atrair
Converter;
Fechar;
Encantar;

Através das redes sociais adequadas o Inbound marketing oferece conteúdo útil e relevante a todos aqueles que procuram resposta ou informações nos motores de pesquisa, ou que visitem as suas redes sociais ou sites.
O conteúdo oferecido nunca implica uma imposição de um produto, nem pilha toda a informação de publicidades.
O que queremos provocar com este método é uma conexão positiva com os visitantes, oferecer ajuda para conseguirem alcançarem as suas necessidades, a resolverem algum problema.
Este primeiro contacto é feito unicamente para atrair mais pessoas. Lembre-se que o aumento de cliques na sua página é como uma chamada de alerta para os motores de pesquisa, que percebem o interesse que o seu conteúdo está a gerar.

Conteúdo relevante
Textos originais;
Artigos úteis;

Todos os motores de pesquisa pretendem oferecer a quem os usa conteúdos úteis, que ajudem os utilizadores, que falem, efetivamente, do que anunciam que vão falar. Assim estes são pontos a ter em atenção.
No Inbound Marketing todas as forma agressivas de publicidade perderam lugar, ou seja, não existe espaço para interromper mensagens para passar publicidade, nem colocar inúmeros banners a meio do conteúdo.

O marketing tradicional que tinha como intuito captar a atenção e vender, mesmo que os métodos usados fossem intrusivos estão cada vez mais em desuso.
Com a crescente oferta e informação desta, gerou-se um cansaço no público-alvo, que deixou de estar atento às publicidades, que foge dos sites que tem demasiados banners e que fica irritado quando sente que estão a impingir um produto.
Claro que como indicamos após a atrair novas visitas, queremos que estas se convertam a visitas frequentes e pretendemos gerar leads.
Isto pode acontecer com a criação de Landing Pages atrativas, com formulários que permitam que estas visitas continuem a receber conteúdo interessante, promoções ou informações de destaque.
Ao informar os seus visitantes, está a garantir que todas as pessoas que visitam e se mantém como visitas são um público-alvo qualificado.

O que é pretendido não é receber muitas visitas, mas antes visitas de pessoas que se podem tornar em leads, e preferencialmente em futuros clientes satisfeitos. Quando os compradores estão mais receptivos à sua marca, produto ou serviço é mais fácil de o adquirirem.
O contacto com um cliente nunca deve acabar no ato da compra, contrariamente ao marketing tradicional, o que procuramos com o Inbound marketing é manter uma relação com o cliente.

Quando um cliente sente que é mais para a marca do que uma simples venda, vai começar a “amar a marca” uma vez que se sente mimado e estimado.
Para fazer com que isto aconteça, pode fazer uma pequena oferta em épocas especiais, agendar encontros para que estes clientes conheçam novos produtos, e que os possam adquirir a preço especial, ou até mesmo fazer uma apresentação de coleção em primeira mão com direito a snacks sofisticados que de alguma forma transmitam a imagem da marca.

Assim que estabelecer um contacto único e especial com os seus clientes, estes acabaram por se tornar promotores da sua marca, passando de boca em boca os seus produtos, recomendando-a a familiares, amigos e conhecidos. Lembre-se que esta é a melhor publicidade.

O Inbound Marketing é uma estratégia que oferece um menor custo por um maior benefício, avance numa direção diferente estruture o contacto com os seus clientes através deste novo método, já muito apreciado.