Sabemos que o marketing de conteúdo está em voga, e como tal é essencial perceber afinal de que trata e como ser melhor a desenvolver conteúdo.

Comecemos então por entender o que é o marketing de conteúdo, esta estratégia pretende envolver a elaboração de conteúdo para o público-alvo que pretende atrair. É também usada como parte integrante do Inbound Marketing.

Para se certificar que o público-alvo tem de facto interesse nos seus artigos, deverá criar conteúdo relevante. Ainda que se possa acreditar que não é muito complicado criar conteúdo relevante, percebemos que tal não é verdade quando iniciamos o processo de gestão de conteúdos e entendemos a ambivalência e extensão do conceito relevância.

Para que o conteúdo seja considerado relevante deverá ter como primazia o benefício que o leitor tirará do artigo. Deverá, portanto, explicar a resolução de um problema ou esclarecimento acerca do funcionamento ou até de dúvidas que possam surgir na área de atuação da sua marca, mesmo que não envolva diretamente um produto seu.

Cada vez mais a oferta no mercado cresce, principalmente online, com este crescimento desenfreado assistimos à propaganda exaustiva dos produtos, marcas e serviços. Este comportamento desenvolveu alguma irritabilidade no consumidor e menos receptividade à exploração da marca através de um marketing agressivo.

O marketing de conteúdo vem colmatar o contacto sistemático e despropositado que acontece através dos meios do marketing tradicional, como o telemarketing, publicidade em televisão, rádio, ou caixas de correio.

Como? Criando conteúdo que não se foque na venda dos produtos e que ofereça informações importantes para o cliente.

Imagine que vende produtos alimentares, como por exemplo refeições saudáveis prontas a comer. Poderá partilhar a receita de um sumo saudável ou com a vertente detox. Poderá ainda criar artigos com o valor nutricional dos alimentos e quais as vantagens no seu consumo. Esta oferta não irá colidir com o seu interesse de vender as refeições e irá agradar os clientes.

O conteúdo que oferece aos utilizadores para além de ser útil ao cliente, irá construir a imagem da sua marca. Assim deverá garantir que os valores da marca são transmitidos, e que não entra em contradições. Ou seja, tomando ainda o exemplo anterior, se tem uma empresa que fornece alimentos saudáveis, não faz sentido fornecer receitas hipercalóricas e de baixo valor nutricional.

Para além de ajudar a fomentar os ideais da sua marca através de conteúdo que espelhem os seus valores, vai criar uma ideia positiva em relação à marca, uma vez que o utilizador recebeu a ajuda que necessitava, ou que lhe foi útil. Este tipo de conexão positiva à marca estimula a compra dos seus produtos ou serviços.

À semelhança das restantes ferramentas do marketing o desenvolvimento do conteúdo tem como objetivo alcançar resultados positivos para a empresa. E estando numa altura em que o nível de saturação dos clientes é elevada e, portanto, a abertura aos produtos e marcas é menor, deverá, assim, aproveitar esta ferramenta para se destacar pela positiva.

Através do marketing de conteúdo poderá ainda chamar a atenção dos motores de busca para o seu site, sendo, portanto, uma ótima estratégia de SEO.

A medida que vai oferecendo conteúdo o número de visitas aumentará naturalmente, poderá ainda partilhar o conteúdo nas redes sociais para impulsionar o número de visitas e poderá também incentivar a partilha.

Com o aumento de fluxo do seu site os motores de busca são alertados e acabaram por subir a sua posição no ranking de pesquisa, caso cumpra todas as normas pedidas.

Esta estratégia tem sido aplicada em inúmeras empresas, e verificou-se uma superação dos resultados atingidos pelo marketing tradicional.

Podendo-se concluir que está é uma mais valia para o crescimento do seu negócio.

Não sabe como pode oferecer marketing de conteúdo relevante? Fique descansado, estamos aqui para o ajudar a dar vida a sua Marca.